Next BP

Manual do Usuário

Integrações

Manual Técnico

PO-PR10 - MODELAGEM DE FORMULÁRIOS

PASSO 1: Após logar com o usuário ADMIN, prosseguir com o seguinte caminho:

Processos > Modelagem de formulários

Ou pode-se digitar "modelagem de formulários" no campo de busca:

PASSO 2: Clicar em "Novo" para criar um novo formulário:

PASSO 3: Na aba “modelagem”, digite o nome do formulário, em seguida insira um novo grupo de campos clicando em "mais grupo", então digite o nome do grupo e adicione campos clicando em "mais campo":

PASSO 4: Na aba “geral”, preencha o campo "rótulo" com o nome do título a ser preenchido (o ID do campo é preenchido automaticamente mas pode ser alterado, e deve ser único). Definir o “tipo do campo” clicando na seta do respectivo campo; definir o “tamanho de caracteres” quando for o caso, bem como a “largura da linha”, incrementando a quantidade de linhas ao incrementar-se o valor inserido.

Passo 5: Defina a largura do campo adicionando um valor ao campo “colunas (layout)”, sendo que uma linha possui, no total, 12 colunas (largura do formulário como um todo), ou seja, se colocar o valor 1, o campo terá um espaço equivalente a 1/12 da largura total do formulário.

PASSO 6: Na aba “eventos” é possível criar uma automação em linguagem javascript (detalhes fornecidos em treinamento específico).

PASSO 7: TIPOS DE CAMPOS:

Texto fixo: permite adicionar um texto informativo ao formulário, podendo conter uma orientação ou observação:

Número decimal: com a quantidade de casas

Opções: este campo permite criar uma lista de opções adicionando valores a serem escolhidos pelo usuário, nos seguintes formatos:

Máscara: permite definir a aparência dos dados em um campo. Costuma ser utilizado para informações com formatação fixa (ex: CPF, CNPJ, telefone, placa de veículos, etc):

Data: além de inserir a data em formato padrão, permite também conceder permissões relativas à retroatividade do campo (não permitir data retroativa, e/ou não permitir data retroativa nem igual ao dia corrente):

Anexo: permite incluir um arquivo ao formulário, que será armazenado no GED:

Seleção de documentos: permite buscar um arquivo dentro de um local específico em uma pasta dentro do GED (definido no campo “pastas”), disponibilizando-o ao usuário:

Caixa de verificação: campo do tipo "check", similar a um do tipo “Li e concordo com os termos”:

Botão: permite adicionar um botão que executará uma rotina programada em javascript (detalhes em treinamento específico):

PASSO 8: PERMISSÕES COMUNS:

Há algumas permissões que são comuns a todos os tipos de campo, as quais são:

Para encerrar clique em "ok".

PASSO 9: Os campos criados aparecerão como no print abaixo, e é possível clicar em “previsão” para visualizar a aparência do formulário final:

PASSO 10: Finalize a visualização clicando em ok.

PASSO 11: Também é possível inserir uma tabela contendo campos. Para tanto, basta clicar em "mais tabela":

PASSO 12: Preencha o campo “nome da tabela” e a quantidade de linhas, em seguida clique em "+ campo":

OBS: Preenchendo a quantidade de linhas, a tabela ficará estática, ou seja, terá exatamente a quantidade de linhas digitadas. Porém, preenchendo o valor “0”, a tabela será dinâmica, ou seja, pode-se adicionar ou remover linhas conforme a necessidade.

PASSO 13: Preencha o “rótulo” do campo da tabela e o “tamanho da coluna” baseando-se em % ou px (pixels); selecione o tipo clicando no respectivo campo (é o mesmo campo de tipo da etapa anterior).

Selecione um totalizador (somador) clicando na setinha, sendo:

Tipos disponíveis: * Contagem: Contagem simples da quantidade de "células" * Contagem com distinção: soma apenas valores exclusivos, ou seja, se houver valores/textos iguais, é contabilizado apenas um deles * Soma: somatória dos valores na última linha * Média: média simples na última linha

PASSO 14: Segue as definições informadas no “Passo 8 – Permissões Comuns”:

PASSO 15: Permite editar alguns campos anteriores, bem como excluir o campo em questão na tabela selecionada:

PASSO 16: Para inserir mais campos à tabela, basta clicar em "mais campo".

Para remover a tabela, clique em "remover" e para finalizar a tabela clique em "ok"

PASSO 17: Para visualizar como ficaria a tabela no formulário, basta clicar em "previsão".

Para finalizar a visualização, clique em "ok"

PASSO 18: É possível editar a ordem dos campos dentro do formulário para a esquerda e para a direita, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre as setas abaixo do nome do campo:

PASSO 19: É possível alterar a ordem dos campos dispostos dentro de uma tabela ao clicar nas setinhas para cima e para baixo

PASSO 20: Para criar grupos, clique em "mais grupo". Para excluir um grupo clique no ícone "lixeira" do grupo desejado.

PASSO 21: Na aba eventos dentro do formulário (ou dentro de cada grupo) é possível desenvolver uma automação utilizando a linguagem javascript (detalhes em treinamento específico).

Abaixo seguem as permissões da aba “eventos”. Para finalizar clique em "salvar".

PASSO 22: As opções dispostas abaixo referem-se à modelagem de um formulário:

PASSO 23: Os ícones listados abaixo permitem importar um formulário previamente exportado, bem como atualizar a listagem de formulários:

PASSO 24: Caso se tenha um formulário no formato em .nbpf (next business process format), previamente exportado, basta clicar em "importar" e clicar na área em branco para abrir a janela de seleção do mesmo, ou arrastar o arquivo para dentro da mesma área em branco, como indica o print abaixo.

Para finalizar clique em "salvar"

DICA: Formulários Customizados

Índice do Manual
Next BP versão 23.35.2