Next BP

Manual do Usuário

Integrações

Manual Técnico

CRM

Funil de Vendas

O objetivo de um funil de vendas é gerenciar as etapas do processo de venda, desde a prospecção da oportunidade até a efetivação venda e até o pós-venda.

Na ferramenta Next BP, podemos configurar vários funis de vendas, cada um possuindo suas respectivas etapas.

Representantes

Representantes são responsáveis por registrar e informar o avanço das etapas de uma oportunidade de negócio.

No Next BP temos o cadastro de representantes, nele vinculamos um usuário do Next BP. Neste cadastro podemos configurar se ele poderá visualizar todos os clientes ou somente os que pertencem à sua carteira.

Oportunidades

Dentro de um funil de vendas, o representante poderá registrar e navegar com suas oportunidades de negócio entre as etapas do funil de vendas.

Entidades

Uma oportunidade pode estar vinculada a dois tipos de entidades: organizações (prospects) e clientes.

Para melhor entendimento, podemos dizer que uma organização é um possível cliente, é a entidade que nunca comprou conosco, mas está em processo de negociação. Quando informamos que uma oportunidade foi “ganha” (vendido), e ela está relacionada com uma organização, o Next BP irá “efetivar” a organização e a transformará em cliente.

Carteira do Representante e Região de Vendas (opcional)

No Next BP temos a possibilidade de vincular entidades e representantes a regiões de vendas. Dessa forma podemos restringir os clientes que um representante a determinadas regiões de vendas. Também podemos vincular diretamente um cliente com um representante.

Itens e Tabelas de Preço (opcional)

Uma oportunidade pode ser composta por itens (produtos e/ou serviços) que serão utilizados para calcular o valor total da oportunidade.

Temos a possibilidade de criar tabelas de preços dos itens, estas tabelas podem ser exclusivas para regiões de vendas ou específicas para cada cliente.

Tipos de Oportunidade

Para classificar uma oportunidade utilizamos o campo “Tipo de oportunidade”. Sua utilização é obrigatória. Temos a possibilidade de vincular itens à tipos de oportunidade, assim será possível incluir na oportunidade somente itens relacionados ao tipo de oportunidade selecionado.

Metas (opcional)

Temos a possibilidade de definir metas para representantes e para os funis de vendas. Informados a data inicial, final, valor a ser atingido e os envolvidos no atingimento da meta.

Para monitorar o atingimento das metas do representante deve ser utilizado o dashboard de representantes.

Para monitorar o atingimento das metas por funil de vendas, utilizamos o dashboard de vendas.

Status da Oportunidade

Esta funcionalidade é utilizada para informar qual é o status da oportunidade, sendo possível configurar diversos Status, de acordo com sua necessidade. Este status deve representar o sentimento do representante em relação ao sucesso da oportunidade.

Evento e Tipo Evento Agenda

Podemos registar e agendar eventos de uma oportunidade. Como uma ligação realizada, uma visita que será realizada, entre outros tipos de evento.

Para melhor classificação, existe o cadastro “Tipo de Evento da Agenda”, onde devemos classificar quais são estes possíveis tipos de evento a serem utilizados.

Motivos de perda de negócio

No Next BP temos um cadastro de motivos de perda de negócio, onde para cada motivo é possível configurar se será obrigatório ou não o usuário informar observações.

Quando uma oportunidade de negócio é perdida, o usuário devera obrigatoriamente selecionar o motivo da perda, e se necessário informar observações sobre o motivo.

Índice do Manual
Next BP versão 23.35.2